A drenagem linfática manual, ou DLM, tem como objetivo estimular o sistema linfático, objetivando favorecer a eliminação de fluidos que estão acumulados em excesso entre as células da pele.
É uma das técnicas manuais mais executadas, uma vez que promove melhora rápida em pacientes que apresentam inchaços, linfedema, lipedema e nos tratamentos de combate à celulite.
Mas, antes de saber mais sobre os benefícios da técnica, vamos conhecer como funciona a drenagem linfática?
Continue lendo para descobrir:
A técnica da drenagem linfática consiste em uma massagem manual realizada com movimentos suaves, superficiais e ritmados em direção aos gânglios linfáticos ou linfonodos, com o objetivo de aumentar a captação dos fluidos estagnados para os capilares linfáticos, acelerando sua eliminação, e, consequentemente, auxiliando na diminuição da retenção hídrica.
O fluido captado é direcionado para os linfonodos mais próximos, onde será filtrado antes de ser devolvido ao sistema sanguíneo. Nesse processo, qualquer microrganismo estranho é degradado pelas células de defesa, o que torna o sistema linfático também um auxiliar do sistema imunológico.
A drenagem linfática também será indicada nos tratamentos de pré e pós-operatórios, principalmente nas cirurgias plásticas, favorecendo a cicatrização e a melhora do edema local.
Realizada somente por profissionais capacitados, como esteticistas e fisioterapeutas, a massagem é executada de forma leve e ritmada, com trações e bombeamentos superficiais sobre a pele.
Vale lembrar que o procedimento jamais deve causar dor ou provocar manchas roxas, como equimoses e hematomas.
Diminuição da retenção de líquidos
Eliminação das toxinas presentes no corpo
Aumento da oxigenação e nutrição dos tecidos
Combate a celulite
Auxílio no relaxamento físico e mental
Tratamento para pós-cirúrgico
Apesar de trazer diversos benefícios para a saúde, como visto acima, a drenagem linfática não pode ser realizada em qualquer situação. Apesar de ser uma das técnicas mais relaxantes de massagem, oferece diversas contraindicações.
Portanto, antes de começar a sessão, o profissional deve marcar uma avaliação com o paciente e preencher a ficha de anamnese, para certificar-se de que a técnica poderá ser executada de forma totalmente segura.
Sendo assim, algumas contraindicações para a drenagem linfática são:
Febre
Inflamações e infecções
Cardiopatias
Hipo ou hipertensão descompensada
Casos de bronquite aguda
Distúrbios renais
Hipertireoidismo não-tratado
Entre outros casos que devem ser avaliados pelo massoterapeuta ou fisioterapeuta de confiança.
Achou interessante esse tema? É profissional da área, mas se sente inseguro em executar a drenagem linfática?
Que tal se capacitar e ajudar diversos pacientes a recuperarem seu bem-estar por meio da drenagem linfática?
Conheça nosso curso completo sobre drenagem linfática manual, com aplicação facial e corporal! Com ele, você aprenderá todo o embasamento teórico e também a prática completa, podendo se aperfeiçoar ou atualizar o seu conhecimento no assunto.
Clique aqui e saiba mais.